Marco Antônio Freitas é Sommelier e Enófilo formado pela ABS São Paulo, Membro da Confraria Internacional dos Enófilos do Alentejo de Portugal. Desde 1994 exerce o cargo de Diretor Comercial. Responsável pela definição dos Rótulos que compõem o mix da Lacomex e das Cartas de Vinho dos principais Restaurantes da Região Nordeste. Esse seu trabalho o caracteriza como um verdadeiro "Cartógrafo de Vinhos" da Lacomex.
A Carta de Vinhos é um dos cartões de visita de um restaurante, sendo peça fundamental na abertura de uma casa. O vinho é um atrativo para muitos clientes, por isso, antes de compor uma carta é preciso observar alguns pontos e percorrer algumas etapas:
DEFINIÇÃO DOS RÓTULOS
Uma Carta de Vinho deve conjugar aspectos comerciais e técnicos, adequando-se a gastronômia do restaurante, suas demandas e clientes.
O número de rótulos precisa ser compatível com o giro da casa e os vinhos necessitam estar em sintonia com o que é oferecido no menu. Outro ponto fundamental é que os valores de boa parte dos vinhos precisam se enquadrar dentro do ticket médio de consumo do restaurante.
DESIGN DA CARTA
Existem vários formatos e materiais que podem ser usados na elaboração de uma Carta de Vinho. Para isso temos uma equipe de sommeliers e designers trabalhando em conjunto prontos para atender a essa demanda, sempre seguindo as instruções da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e AIS (Associação Internacional de Sommeliers).
TREINAMENTO DA BRIGADA
É essencial que a equipe de salão dos restaurantes esteja preparada para prestar um bom serviço ao cliente. Nossa equipe de sommeliers, após a definição dos rótulos e elaboração das cartas, promove um treinamento com a brigada de salão onde são abordados os seguintes temas: armazenagem, serviço do vinho e harmonização.
O propósito nesta etapa é proporcionar experiências gastronômicas prazerosas e contribuir para a apreciação e disseminação da cultura do vinho em nosso país.
IMPORTAÇÃO & DISTRIBUIÇÃO